Sweetlicious:

A Marcha das Vadias - Slutwalk

25 Comentários
27/maio 2012

slut

 

No inicio do ano passado, após vários casos de estupro ocorridos na Universidade de Toronto, Canadá, o policial Michael Sanguinetti teve a infeliz ideia de pedir às mulheres que não se vestissem como sluts (vadias) para que não fossem vitimas de agressões sexuais.

Foi ai que nasceu a Slutwalk (Marcha das Vadias). O protesto começou em Toronto e se espalhou rapidamente pelo mundo.

Milhares de mulheres do Canadá, Los Angeles, Boston, São Paulo, Buenos Aires e várias outras cidades saíram as ruas vestidas com poucas peças de roupas e vários cartazes em punho com frases como: Slut Proud, I’m a Slut, I’m asking for respect e etc.

A impressão que fica é que esse protesto trata apenas de uma questão feminista contra o machismo, mas o estupro é um crime hediondo que nada tem a ver com o gênero ou o sexo ou a forma como você se veste.

Até os anos 70, quando as mulheres sofriam alguma agressão sexual, precisavam provar perante a lei que haviam resistido contra o ato sexual e era levada em consideração para o julgamento do caso a quantidade de parceiros sexuais da vitima e a forma como ela estava vestida.
Essa ideia de que os crimes eram provacados pelas vitimas deveria ter morrido há 40 anos, que era absurda, porém justificável devida a total ignorância dos fatos científicos na época em questão.

Hoje já sabemos que os estupradores sofrem de um transtorno psicológico, a psicopatia.
Psicopatas podem ser homens ou mulheres, em nenhuma das descobertas feitas até hoje puderam indicar fatores que determinassem um padrão para o reconhecimento destes criminosos.
No entanto sabemos que a maioria deles viveu durante a infância e/ ou a adolescencia algum tipo de agressão sexual, dentro de casa e causada por familiares e pessoas próximas às famílias.

Grande parte dos estupradores também sofre de alguma disfunção sexual, como a impotência.
Não existe também nenhum padrão que facilite a descoberta dos principais alvos em potencial para um estupro, já que as vitimas variam de bebes a idosos de 99 anos, estão em todas as classes sociais e não obedecem a nenhuma padronagem física, intelectual ou comportamental.

 

 

Segue uma lista feita pelo site da Roger Williams University com algumas verdades e mitos sobre o estupro:
*Atenção especial para o quarto item da lista.

Mito 1: Estupro é causado pela luxúria ou incontrolável desejo sexual e pela necessidade de satisfação/gratificação sexual.
Verdade 1: Estupro é um ato de violência física e dominação que não é motivado pela necessidade de satisfação ou gratificação sexual.

Mito 2: Uma vez que o homem fica sexualmente excitado, ele não pode simplesmente parar.
Verdade 2: Homens não precisam praticar sexo após ficarem excitados. Além do mais, o controle próprio não depende ou fica diminuído em virtude da excitação sexual.

Mito 3: Mulheres frequentemente mentem sobre estupro ou falsamente acusam alguém disto.
Verdade 3: Estatisticamente falando, relatórios demonstram que falsas acusações representam 2% ou menos nos casos de notificação de violência sexual. Isto é similar aos outros crimes. Acredita-se, ainda, que apenas 1 a cada 10 estupros são realmente denunciados; sendo que agressões onde  a pessoa conhece o autor são as menos prováveis de denúncia.

Mito 4: Mulheres podem provocar uma agressão sexual graças a sua aparência, sendo que o fato dela ser atraente/sexy a primeira premissa na escolha de vítima de um estuprador.
Verdade 4: Estupradores não selecionam as suas vítimas pela aparência. Em verdade, a escolha parte do grau de vulnerabilidade e acessibilidade. Basta notar que as vítimas destes crimes possuem uma faixa etária ampla  – variando de crianças a idosos. Portanto, a atratividade sexual não é um problema.

Mito 5: A violência sexual é um tema que só diz respeito as mulheres, não havendo motivos de preocupação para homens.
Verdade 5: De acordo com recentes estatísticas do Crisis Center Statistics, homens, independente de sua orientação sexual, sofreram 10% das agressões sexuais relatadas nos Estados Unidos no ano passado. Além disso, os homens têm esposas, amigas, irmãs, mães e filhas que podem um dia precisar de ajuda para lidar com a violência sexual. O estupro é uma preocupação de todos.

Mito 6: Se uma mulher não deseja ser abusada sexualmente, ela pode lutar contra o agressor.
Verdade 6: Mesmo que o agressor não esteja carregando uma arma, o elemento da surpresa, o choque, o medo ou mesmo a ameaça de dano pode dominar uma pessoa.
No final das contas a Marcha das Vadias, como um movimento para a liberdade de ser quem se é pode até fazer sentido para varias coisas, exceto para a prevenção de agressões sexuais.

E cá entre nós, vamos concordar que esse “feminismo” todo é bastante machista e retrogrado.

 

 

*Texto originalmente ecrito para o blog www.rebecagalabarof.com

25 Comentários
  1. guilherme

    Estrupo é realmente hediondo e terrível. Não sei como é nos outros países, mas no Brasil, o estupro é um crime de ação penal condicionada à representação da vítima, isto é, o criminoso só é condenado se a vítima desejar que a ação penal ocorra. Acho que isso deveria mudar, pois mesmo que determinada vítima não possa, não queira, representar, o estuprador ficará solto podendo atacar outras mulheres.

    1. Para algumas é vexaminoso ir à uma delegacia e denunciar qualquer tipo de violência. Infelizmente essa é mais uma das tristes realidades brazucas…

  2. Marcela

    “O movimento é bastante machista e retrógado”? Por favor se explique, eu não entedi. Até quando existirem homens e mulheres que ainda acham que a culpa é da mulher por ser estuprada, depois de tudo que foi explicado aqui, nunca vai ser um movimento machista e retrógado. Enquanto mulheres forem tratadas como cidadãs de segunda classe nas mais diversas situações, de “amenas” a “pesadas”, ao redor do mundo, nunca vai ser um movimento machista e retrógado. O feminismo anda de mão dadas com outros movimentos de luta pelos direitos de outras “minorias” como os movimentos LGBT ou movimento Negro. Todos eles pedem a mesma coisa: nos tratem como seres humanos, não como coisas. Enquanto tiver gente que acha que uma mulher, um(a) “LGBT”, um negro, um surdo, um cego, um deficiente físico ou mental, for um ser humano “de segunda” ou que não deva ser levado à serio, o feminismo vai ser um movimento que luta pela IGUALDADE DE DIGNIDADE ENTRE TODOS e ATUAL.

    1. Rafael Anjinhu

      Concordo plenamente! Eu achei muito superficial e preguiçosa essa avaliação tanto da marcha quanto do feminismo em geral. Parece piada dizer que não é uma questão de gênero, que os homens também são estuprados… de que mundo você está falando? Não dá nem pra comparar! A Marcha das Vadias foi muito bem sucedida na prevenção de agressões sexuais, principalmente dando visibilidade à questão, mostrando que o estuprador não ficará na impunidade, pedindo mais políticas públicas, discutindo como a segurança pública trata o tema… E não é só a questão do estupro, a marcha das vadias, principalmente no Brasil, tem vários outras bandeiras e lutas, todas no sentido da libertação feminina. Além disso, a Marcha é bem diferente do feminismo tradicional(não desmerecendo!), inclusive, a Marcha Mundial de Mulheres – MMM, soltou uma nota criticando a Marcha das Vadias. Feminismo não é a opressão feita pelas mulheres!! Ele não tem de ser chato, as feministas são muito mais divertidas, são livres, são autenticas e plenas. Tipo oq descreve o Everton descreve quando fala de mulheres de cabelo curto no PDH http://papodehomem.com.br/mulher-de-cabelo-curto/

  3. Fernando

    E ainda, é claramente falso dizer que o estuprador é um psicopata. Existem vários modos de estupro. Observe bem, existem muitos homens que acreditam que se a mulher chegou até o motel com ele, ela não pode mais desistir do sexo. Mesmo que ela se tenha se arrependido, que algo tenha feito ela mudar de ideia, segundo esses caras, ela deve fazer sexo com ele, nem que seja a força. Esse cara não é um psicopata, e sim somente um estuprador machista que não reconhece a verdade de que ninguém tem posse do corpo do outro em circunstância alguma.

  4. Fernando

    Você repetiu tudo que é dito na própria Marcha das Vadias e se posiciona contra a marcha? Uma das coisas que a marcha pretende é justamente fazer essa desmistificação que você propôs, isto é, a manifestação aponta que não faz sentido culpar o modo de se vestir da mulher pelo estupro, visto que essas coisas não estão relacionadas.

  5. Alguém

    Vamos ser claros um homem ou mulher que sente a necessidade de se “utilizar” de alguém sem defesa não é normal, mas sim a forma como a mulher se veste pode causar desejos mais fortes em alguns homens o que necessariamente não fará com que ele faça algo, o problema não é como a mulher se veste ou mesmo com os traumas passados na infância, pois se buscamos culpados encontraremos como: cultura, traumas, ambiente familiar. Lembro-me de uma frase que vi sobre as mulheres que buscavam aprender artes maciais para se defender de estupros, “não precisamos ensinar nossas filhas a se defender, precisamos ensinar nossos filhos a não estuprarem”. O culpado é quem estupra, pois quando um não quer deveria ser respeitado e o mais incrivel é que a propria vitima se acha culpada devido principalmente a pessoas que a julgam, apontam e falam. Eu nunca foi estuprada e espero que não o seja, pois não consigo imaginar a situação a violação do seu corpo, se sentir suja, impotente e os traumas que teria.

  6. Speaker

    Ah meu, não venha dizer que o modo como se veste não influencia em um estupro! Até eu já tive vontade de pegar umas mina pelo modo que ela se vestia! E nessas porra feministas só dá lésbica revoltada que não se depila! kkkkkkkk

    1. Paulo

      Quer dizer que eu ver vc de shortinho curtinho eu posso ter enrabar? To gostando nessa ídeia. =)

    2. Alguém

      pegou? Isso é o que diferencia, ninguém é um animal irracional para não compreender o que faz e as consequencias de seus atos, as vezes não se importa. Faço um questionamento: Como vc se veste? e se fosse vc o estuprado?

      1. Norton

        Ah! Apesar de ele não ter pegado, ele ficou com vontade de pegar… As roupas podem infliênciar?!?! Podem sim, em determinados casos podem ser preponderante e quem negar isso vai estar mentindo. Defendo a igualdade entre todos, mas a Marcha das Vadias é coisa de feminista lésbica que quer aparecer e pagar mais mulher. Participar da Marcha contra os corruptos ninguém vai, contra os politícos canalhas, ninguém vai… Então, acabem com esta palhaçada. PS.: Aqui no Brasil, essa marcha é uma vergonha, só tem BARANGA!!!!!

  7. Paulo

    Gostei disso, e pra mim não passava de um movimento feminista… Agora entendi tudo, e concordo é por aí mesmo.

  8. Rlke

    saudade dos tempos em que lutavam por coisas mais importantes, sim são vadias e muitas tem um geito transexual de se vestir q é uma beleza ¬¬ é a mesma coisa vc melar o penis de mel e balançar na frente de um urso e achar que vai sair inteiro ow podendo procriar ainda ha-ha

  9. Veloso

    Querer acusar as mulheres de culpadas por serem estupradas é tão babaca quanto o ato em si, vocês que tem esse tipo de opinião permitam as suas mães/filhas/irmãs sejam violentadas e colham o relato delas. PS: “adoraria presenciar” um ato desse, creio que mataria o sujeito com minhas mãos, um psicopata a menos no mundo, se você sente falta dele ou acha que os direitos humanos estão sendo violados nessa declaração, experimente vivenciar um caso desses.

  10. juvs

    Li uma vez que se a mulher urina e/ou defeca no próprio corpo durante uma tentativa de estupro o cara fica com nojo e desiste. Não sei se é verdade. Pode parecer nojento, mas tenho certeza que é menos traumatizante que uma agressão desse tipo. Preferiria ver minha esposa/irmã/filha chegar em casa suja que agredida.

  11. Jesus

    Só acho importante fazer duas observações: – trata-se, sim, de uma questão de feminismo contra o machismo, o que é MUITO diferente de ser uma questão de mulheres contra homens. Quem ainda confunde isso precisa se informar (inclusive, muitas mulheres que se intitulam feministas pensam isso). Sou homem e sou feminista, já que se trata de uma luta por igualdade, não pelo domínio das mulheres. – o estuprador não é, necessariamente, um psicopata. Na maioria dos casos, o estupro está relacionado a fenômenos sociais e psicológicos (dentro dos quais, diga-se, o machismo está envolvido). Tratar como psicopatia segue um modelo médico que tenta se impor a vida de todos, tratando o qualquer coisa diferente do esperado como doença – principalmente se isso envolver coisas que nos desagradam. No mais, gostei muito do artigo, concordo com o rapaz de cima, o assunto é sério e mereceu esse espaço num site como esse, que aborda o sexo além da putaria. Lembro a todos que a Marcha das Vadias acontece também em várias cidades do Brasil.

  12. Alekhol

    É incrivel como qualquer pessoa hj pode jogar qualquer texto na internet, sem o mínimo de zelo com o que é vinculado. Esse ‘artigo’ é pobre e raso, com uma única fonte de referência que serviu pro corpo inteiro da matéria, e não provou nada do que vc queria provar nas suas poucas linhas autorais. Eu não entendi sua intenção ao certo, além de querer ridicularizar um movimento que vc não captou muito bem do que se trata. Se informe sobre o que é ser feminista e desmistifique alguns clichés relacionados ao termo. Busque maiores referências, colega, leia mais.

    1. se vc acha que o estupro esta relacionado com o seu modo de se vestir, como vc se comporta, seu sexo, sua posição politica ou qualquer outro fator desses que vcs alegam, entao, acredite: nao sou eu que preciso me informar mais. outra coisa: nao sou usa colega.

  13. Oliveira

    Cá entre nós, sua opinião deveria ser guardada para você, se você concorda ou não com o movimento, problema seu, mas não tente o ridicularizar. Feminismo e machismo são sim retrógrados, mas enquanto existir diferença entre os sexos, há motivo para se gritar. O resto do artigo está ótimo.

    1. Taís

      Devemos todos andar e pensar do mesmo jeito, já que não se deve expor a nossas opiniões? Acredito que foi isso que você afirmou. “Se enquanto existir diferença entre os sexos há motivos para se gritar” ou seja, expor as nossas opiniões, certo? Na próxima vez formule melhor o seu comentário.

  14. Tyler Durden

    Òtimo artigo!!! Um assunto muito sério abordado muito bem. Concordo plenamente, e infelizmente o estupro ainda é permeado por muito preconceito, é um grande tabu da sociedade contemporânea. Nada vale mais do que crescer num ambiente saudável e com uma boa educação para se saber portar no convívio com outras pessoas. Um ser humano que tenta “pegar” alguém à força ou pior ainda, chega a agredir alguém fisicamente ou sexualmente só pode sofrer de algum tipo de problema muito sério. Como bem retratado, quem quiser estuprar alguém o vai fazer, independente de roupa, idade, sexo, força física, treinamento de auto defesa. E até aí muitas mulheres se vestem como “vadias” e não saem sendo estupradas por aí. E não é por que um homem está sexualmente excitado que vai sair estuprando as pessoas por aí. Na minha opinião é o tipo de assunto que como muitos outros deve ser tratado com prevenção ao invés de remediar os efeitos, mas pra variar isso é difícil e todo mundo só lamenta quando já está tudo perdido