Sweetlicious:

Multinacional americana demite diretor e presidente no Brasil por causa de fantasia do 'negão da picona'

14 Comentários
05/jan 2018

Grande sucesso no Whatsapp não é de hoje que o ‘negão da picona’ tem sido usado como piada e descontração em festas à fantasia. Não importa a festa, quando chega é sempre bem recebido.

Pois bem, um funcionário da multinacional Salesforce, que produz softwares para empresas como Embraer, iFood e SulAmérica, foi fantasiado de ‘negão da picona’ em uma festa à fantasia de final de ano na empresa. A brincadeira não foi bem digerida pela matriz nos EUA, causando a demissão do funcionário fantasiado, do diretor comercial, que tentou defender o funcionário, e do presidente da empresa no Brasil, que tentou defender o diretor comercial.

A festa foi promovido pela área de recursos humanos da filial brasileira e teria prometido premiação em dinheiro para as três melhores fantasias, com o primeiro lugar recebendo R$3.000,00. O ‘negão da picona’ ficou em quarto pelo voto dos outros participantes da festa. Outros dois funcionários fantasiados como personagens principais do filme “As Branquelas” também teriam sido suspensos pela empresa até segunda análise.

Talvez a Salesforce não entenda a popularidade do meme no Brasil ou, para piorar, a sanha politicamente correta, que tem pairado sobre algumas sociedades, já tenha começado a vitimar trabalhadores que apenas queriam se divertir em uma festa á fantasia.

A Salesforce confirmou os desligamentos dos funcionários e disse que, por protocolo interno, não comentaria a saída dos profissionais.

Fonte: Folha

14 Comentários
  1. WyllerB

    “satirizar a imagem de um homem negro, perpetuando estereótipos de raça” tão de brincadeira com isso “infelizmente” negros são avantajados fisicamente e isso não é estereotipo é verdade

  2. Eduardo Cunha

    A questão aqui não é de ser “politicamente correto”, mas sim de que isso foi feito numa festa de confraternização de uma empresa, ou seja, esta fantasia do Negão pirocudo estará sempre associada ao nome da empresa em questão. Imagine num futuro próximo se essa Salesforce começasse a negociar um trabalho com outra empresa de um país mais conservador (países muçulmanos, por exemplo), e daí eles descobrem que essa empresa autoriza os seus funcionários a se fantasiarem de um “Negão pirocudo”. Vcs acham que isso não iria impactar de uma forma negativa nesse exemplo? Se eu fosse o CEO/dono dessa multinacional, eu faria a mesma coisa: pediria a demissão do funcionário. Não porque sou “politicamente correto”, mas porque estou pensando na imagem da minha empresa.

    1. Dutch

      O que tinha que ter acontecido (independente de politcamente correto ou não) era o diretor da empresa ANTES DA FESTA ter passado algum memorando falando sobre evitar fantasias polemicas devido a politica da matriz. Aí acabava, o cara so vinha se quisesse fazer merda. fim.

    2. leon

      sey lá cara acho que pegou pesado em cima do cara,pelo que eu ví,americano é conservador quando é conveniente a eles,nunca entendi muito bem essa cultura(igual a japonesa anime de piroca estuprando pode mais nçao pode mostra penîs?) pelo que entendi o cara tava no evento propricio a isso tipo o “mardi gras nova orleans”

  3. ana-xota

    Caralho nego nao tem nem direito de defesa, como uma fantasia de outro pais pode causar demissão e se ele foce de saci ou índio também seria demitido ?

    1. essagentepqp

      bem feito cara , uma coisa é uma fantasia outra é IR AO PUBLICO COM UMA FANTASIA DE POROCUDO? nenhuma impresa seria queria ssosiar a sua imagem com esse cara