Sweetlicious:

Encontro Nacional de Prostitutas acontecerá em São Luís do Maranhão

4 Comentários
21/ago 2017

A capital maranhense, São Luís, vai sediar o 6º Encontro Nacional de Prostitutas promovido pela Associação de Prostitutas do Maranhão e Rede Brasileira de Prostitutas, entre 21 e 23 de setembro, no Convento das Mercês.

Durante o evento, presidido por Maria de Jesus, CUT e Trabalhadoras Sexuais, serão debatidos assuntos como a luta das trabalhadoras sexuais brasileiras na perspectiva do futuro e os avanços e retrocessos legais da categoria. O painel de abertura será ’30 anos de memórias, histórias e lutas das trabalhadoras sexuais’ homenageando Gabriela Leite. Uma representante do ‘Museu do Sexo das Putas’, de Minas Gerais, debaterá o Tema ‘Prostituição e cidades: Memórias e desafios contemporâneos’. O documentário “Entre fronteiras”, do Canal Futura será exibido. A programação do evento será encerrada com uma ‘Puta Festa Maranhense de 30 Anos’, após o desfile ‘Grife Daspu’.

Quem foi Gabriela Leite?
Gabriela Leite Foi uma prostituta da Boca do Lixo em São Paulo, da zona boêmia em Belo Horizonte, e da Vila Mimosa no Rio de Janeiro. Em 1987 participou da organização do Primeiro Encontro Nacional de Prostitutas e, desde então, passou a militar na defesa da categoria e regulamentação da profissão. Em 2010 chegou a ser candidata à deputada federal pelo PV. Rejeitava o termo “ex-prostituta” em suas apresentações. Isso encontrava razão pelo fato de que Gabriela estava muito ativa no movimento de defesa dos direitos das prostitutas, tendo fundando, inclusive, uma ONG em 1992, a ‘Davida’. Uma das principais conquistas que presenciou foi a inclusão, em 2002, da ocupação “trabalhador do sexo” na Classificação Brasileira das Ocupações (CBO), permitindo que prostitutas possam se registrar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como autônomas, e garantir uma aposentadoria futura. Gabriela Leite morreu em 2016 aos 62 anos de câncer. Confira entrevista ào “De frente Com Gabi”:

4 Comentários
  1. WyllerB

    Aprova logo essas lei que prostíbulos vão pagar salários mínimos a elas e vai haver normalização do valor

  2. mara

    que doidice, espero que haja uma discurssão sobre terem cuidado em não abortar ou se drogarem mais

  3. Fábio

    Sou da cidade mas, não sabia que este encontro ia se realizar justamente no Convento das Mercês. Peculiar o local.