1999, o ano do fim do Mundo, do ‘bug do milênio’, um ano de mudanças no Brasil, desastres naturais e tragédias que marcaram o país e todo mundo.

No Brasil foi em 1999 que o presidente Fernando Henrique Cardoso iniciou seu segundo mandato como Presidente do país. O filme ‘Central do Brasil’, do diretor Walter Salles, venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Foi o ano do “apagão”, um blecaute atingiu dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o Distrito Federal. Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque, foi condenado a 121 anos de prisão pela morte de dez mulheres no Parque do Estado, em São Paulo. O estudante de medicina, Mateus da Costa Meira, matou três pessoas com uma submetralhadora 9mm portátil na sala 5 do cinema do Morumbi Shopping, zona sul da capital paulista – o filme em cartaz era ‘Clube da Luta’. A Brahma e a Antarctica anunciaram sua fusão e criam a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev). Inauguração do maior parque temático da América Latina, Hopi Hari no estado de São Paulo.

Nos EUA foi aberto o processo de impeachment do então Presidente dos Bill Clinton depois dos casos de escândalo. O país ficou em vogue com o maior atentado a escolas do mundo, na Columbine High School, na cidade de Colorado, Estados Unidos. O evento ficou conhecido como Massacre de Columbine. O Tornado de Bridge Creek-Moore, de categoria F5, arrasou a cidade de Oklahoma City com ventos que ultrapassam os 420 km/h.

O Terremoto de İzmit provocou mais de 17.000 mortos, meio milhão de desalojados e 16 mil milhões* de dólares US$ de prejuízos materiais na Turquia. O presidente da Rússia, Boris Yeltsin, renunciou ao cargo neste ano. Lançamento do jogo The King of Fighters ’99: Millennium Battle para Playstation, Arcade e Dreamcast. Em Londres, em 1999 é inaugurada pela British Airways a London Eye, com a presença do Primeiro Ministro Tony Blair. É a maior roda-gigante do mundo. O ‘Bug do Milênio’ se revelaou inofensivo. Em 1999, Bill Gates lançou um livro intitulado Business @ The Speed of Though (“Negócios na velocidade do pensamento”) onde fez previsões surpreendentes sobre a internet para a época. Hoje, o tempo provou que o fundador da Microsoft estava certo. Na obra, Gates previu que a rede seria utilizada para serviços como recomendar hotéis em lugares para onde você irá viajar, sites de busca de empregos, comunidades criadas por interesses em comum, espaços de discussão de eventos ao vivo na televisão, entre outros acertos.

Morreram o cineasta americano Stanley Kubrick. O brasileiro Dias Gomes, dramaturgo e escritor de novelas da Rede Globo, marido da também escritora Janete Clair. Horácio Bolaños, ator mexicano, interpretou Godinez no seriado Chaves – irmão de Roberto Gómez Bolaños (Chaves).

Nos esportes Mika Hakkinen foi consagrado bicampeão mundial de Fórmula 1. Foi o ano dos Jogos Panamericanos em Winnipeg, Canadá. No futebol o Vasco da Gama ganhou o Torneio Rio-São Paulo ao derrotar o Santos. O Palmeiras conquistou a Taça Libertadores da América ao derrotar o Deportivo Cali nos pênaltis com o Técnico Luiz Felipe Scolari. O Corinthians venceu o Campeonato Paulista em cima do Palmeiras com a polêmica cena das embaixadinhas do “capetinha” Edilson. O Esporte Clube Juventude sagrou-se Campeão da Copa do Brasil, em cima de mais de 100 mil botafoguenses, no Maracanã. A Seleção Brasileira conquistou pela 6ª vez a Copa América em cima da Seleção Uruguaia, com um placar de 3×0. Seleção que perdeu a Copa das Confederações deste ano para o México. O Manchester United conquistou o Mundial de Clubes ao vencer o Palmeiras por 1 a 0. O Flamengo conquistou a Copa Mercosul em cima do Palmeiras. O Corinthians foi tri-campeão brasileiro de futebol, em final contra o Atlético Mineiro, depois de liderar a competição do início ao fim. E não menos importantes que todas estas grandiosas conquistas, 1999 foi o ano que O Fluminense Football Club foi Campeão da Série C, em final contra o São Raimundo-AM.

Na música, 1999 foi marcado pela volta de bandas e artistas brasileiros da década de 1980 como Ira!, Paulo Ricardo, Ultraje a Rigor, Capital Inicial e Plebe Rude à grande mídia. Britney Spears lançou seu primeiro álbum, intitulado ‘…Baby One More Time’. O artista norte-americano Moby lançou seu álbum de maior sucesso, ‘Play’, que alcançou o número 20 milhões de cópias vendidas. A banda de nu metal norte-americana Slipknot lançou seu álbum homônimo de estréia, ‘Slipknot’ (álbum), no dia 29 de junho de 1999, porém devido a polêmica contida na letra da faixa Purity, situada no mesmo, a banda foi forçada a retirar a faixa do álbum. Em Dezembro daquele ano, a banda re-lança o álbum sem a faixa. O Blink 182 lançou o álbum ‘Enema of the State’. Christina Aguilera lançou seu primeiro álbum chamado ‘Christina Aguilera’. Red Hot Chilli Peppers lançou ‘Californication’. A banda de thrash metal Megadeth lança seu oitavo álbum de estúdio ‘Risk’, com um estilo musical diferente, o que causou certo desapontamento na maioria dos fãs. O grupo Katinguelê comemorou 15 anos de carreira e lançaou seu primeiro CD ao vivo (o sexto da carreira). A banda brasileira Raimundos lançou seu quarto álbum intitulado “Só no Forévis”, nome em homenagem a um dos bordões do humorista Mussum. O disco é o disco mais vendido da banda com 850.000 cópias. O Charlie Brown Jr. Lança o álbum ‘Preço Curto… Prazo Longo’. O vocalista Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith anunciaram retorno para o Iron Maiden. Em 1999 algumas bandas se formaram como Tihuana, Avenged Sevenfold e Calypso. Ivete Sangalo deixou a Banda Eva para seguir carreira solo e seu lugar foi assumido por Emanuelle Araújo.

Na televisão ano de estréia do programa humorístico Zorra Total na Rede Globo. Estréia também da série Futurama na Fox Broadcasting Company. Outras estréias: Bob Esponja na Nickelodeon, Pokémon na TV Record, Dragon Ball Z no Cartoon Network, A Usurpadora no SBT, novela Terra Nostra na Rede Globo, Mais Você na Rede Globo, Show do Milhão no SBT, Bola na Rede da RedeTV. Saiu do ar a Rede Manchete, depois de tantas dívidas não pagas. Entra no ar, provisoriamente, a TV!.

Um ano e tanto que culminou no nascimento de 12 atrizes pornôs, confira quem são elas:

Darcia Lee – Hungria

Lanna Carter – EUA

Olivia Nice – Hungria

Willow Winters – EUA

Michelle Can – Rússia

Baby Swabery – Lituânia

Zara Brooks – EUA

Aria Skye – EUA

Crystal Young – EUA

Jenny Manson – Rússia

Kiara Gold – Rússia

Natalie Spanks – Filipinas