Sweetlicious:

Somos #MulheresNaoObjetos

22 Comentários
31/jan 2016

Alguma ‘movimento’ criou a hashtag #WomenNotObjects e um vídeo compilando dezenas de anúncios que exploram a sexualidade feminina para vender seus produtos, desde um simples sanduíche a grifes famosas do mundo da moda. Confesso que não sei o quanto há de razão em sua critica, pois publicitários sempre farão uso dos artifícios necessários para alavancar o lucro de seus clientes. E se mulheres seminuas ou em poses sugestivas ajudam vender, eles continuarão fazendo isso para garantir o sucesso de suas agências de publicidade.

A discussão se torna ainda mais delicada quando vemos que a nudez feminina é usada inclusive por grupos feministas extremos como as ucranianas do FEMEN, como podemos ver neste link. Lembremos ainda da quantidade de perfis no Facebook de mulheres, jovens ou não, que adoram publicar fotos provocantes, pouco se importante se serão vistas como objeto.

https://vimeo.com/153547894

Acho a discussão bastante válida, porém deve ser analisada com bastante cuidado para não transformar publicitários, empresas e anúncios em vilões injustamente. Isso seria no mínimo desnecessário.

No Sweetlicious temos a seção ‘Publicidade Erótica‘, onde você poderá ver vários anúncios e ações de marketing que exploram a nudez e a sexualidade feminina.

22 Comentários
  1. John

    Esse movimento feminista perdendo tempo com essas coisas e a louça aumentando na pia

  2. Fabio

    Como essa galera reclama das mulheres. Meu, dá um tempo. Vai beijar um macho então! Deixa as mina reclamar e o que for, não vai mudar nada na sua vida.

    1. Bonny

      ué… deixa eu ver se eu entendi… as mulheres podem reclamar das atitudes dos homens. os homens NÃO podem reclamar das atitudes das mulheres. é isso?

  3. vem comigo

    só entro em tópicos dessas feminazis querendo ver protestos com peitinhos de fora ! 🙂

  4. Tom

    Algum homem por acaso olha o cara no comercial de automovel e diz “eu não sou esse cara” Algum homem por acaso olha o cara no comercial de cerveja e diz “eu não sou esse cara” Algum homem por acaso olha o comercial com o Cristiano Ronaldo e diz “eu sou gordo então isso é opressivo pois esse corpo é inalcançável pra mim” Algum homem assiste o filme do Wolverine e durante os 50% do filme em que ele fica sem camisa diz “isso é objetificação do homem, milhares de meninos vão ficar deprimidos por não ter esse corpo” alguém? alguém?

  5. Bonny

    Lógica feminista: Momento 1: meu corpo minhas regras, não me diga como me vestir Momento 2: ei…você não pode se vestir assim

    1. Luz Del Fuego

      Sou mulher e concordo com vc. Se a maioria das propagandas fosse com moças cobertas, dizendo que a mulher é imaculada também diriam que é uma forma de opressão. Acho que o acesso a internet deturpou completamente a essência feminista!

      1. JJ

        da pra ver que vc nunca pisou numa agencia. cara…a publicidade só responde a um Deus… o retorno financeiro. Se você usa uma estrategia e tem retorno. foda-se. a função da publicidade não é debater porra nenhuma, não fazer media com minoria. a função da publicidade é dar retorno financeiro. se voce soubesse o tanto de estagiario revolucionario que chega num dia e quer mudar o mundo no dia seguinte…

      2. italo

        JJ… por exemplo a budwizer, concerteza varrida do mercado! como se não existisse nenhuma possibilidade de marketing sem hipersexualização não é mesmo! Pra publicitário bosta que não sabe fazer nada sem o clichê e esteriótipo, talvez

      3. Luz Del Fuego

        Ítalo, o que eu quis dizer que atualmente tudo é motivo de discórdia, seja pela parcela feminista, pela parcela dos que acham que “tudo é racismo”,os do politicamente correto, etc. Óbvio que o principal na propaganda de um produto é o próprio produto, porém um produto não se vende sozinho. A sensualidade feminina ajuda a vender, o senso de humor, os bordões, etc… O grande problema é o exagero, a apelação. A maioria das propagandas de cerveja, por exemplo, usam a sensualidade de forma exagerada, assim como os bordões (o “Vai Verão” daquela cerveja representa bem esses dois pontos), além disso direcionam um produto somente aos homens, como se as mulheres não bebessem. Outro exemplo é aquela propaganda da Heineken em que um grupo de mulheres abria uma porta de uma sala cheia de sapatos e enlouquecia, depois um grupo de homens abria uma cheia de cerveja e enlouquecia também. Teve sensualidade nessa propaganda? Nenhuma. Porém criou uma rotulação nessas duas situações completamente desnecessária (desnecessária sim, pq vai por mim, eu sou mulher e não tô nem aí pra sapatos, já cerveja….) Desnecessário também é o vídeo que ilustra esse post, coloca tudo, qualquer propaganda com uma mulher de minissaia como sendo objetificada, e não é assim. Estão procurando chifre em cabeça de cavalo. Além de ser contraditório com o próprio discurso.

      4. JJ

        temos aqui um gênio revolucionario da propaganda. sim, já imaginaram isso…esse produto provavelmente foi varrido do mercado, ou mudou sua estratégia publicitaria.

      5. italo

        Já imaginou que louco seria se em um anúncio /propaganda / comercial de um produto mostrasse… O produto… Vish…

  6. Sendo um pouco advogado do diabo nesse assunto: quantas dessas modelos que aparecem no vídeo são trabalhadoras escravas? Na boa, mas se as mulheres também não se sujeitassem a essas propostas em nome da carreira de modelo, a coisa mudava. Tudo isso é só mais um capítulo da novela “feminazis desocupadas que sonham com um mundo onde homem só serve pra reprodução”. Detalhe que feministas se acham tão inteligentes que não sabem a diferença entre redação sobre a violência contra a mulher, e militância feminina em prova do ENEM.

  7. barão

    o melhor jeito de combater essa palhaçada feminista é ñ dar ibope, ñ vou nem discutir tamanha idiotice kk

  8. Lucas

    Não vejo propagandas do mesmo jeito com homens, acho que o sistema está podre e as coisas tem que mudar. Hoje as mulheres tem tanto ( se não mais) poder aquisitivo quanto os homens. Talvez as empresas lucrariam mais se levassem isso em conta

    1. Romulo

      Lucas, existem diversas empresas querendo diretores de marketing que saibam como fazer mais dinheiro. Mande seu CV com suas sugestões geniais para elas, você vai gerar muito valor e será muito valorizado!

    2. Bonny

      Não entendi essa falácia amigo… Se houvessem propagandas iguais com homens, tudo bem? então concluímos que o problema não está na propaganda com mulheres, mas na falta de propagandas iguais com homens. é isso? Porque o sistema está podre? baseado em que valores? deixa eu adivinhar….hmmmm no seu, correto? Se as mulheres tem tanto poder aquisitivo quanto os homens e as empresas não lucram com isso…. whatever…. e daí? segundo a logica capitalista, uma hora alguém vai descobrir essa brecha e lucrar com isso (se é que esse é o problema, as empresas não estarem lucrando com propagandas pra mulheres – o que eu acho particularmente um argumento absurdo. milhares de empresas lucram com elas)

  9. Fex

    Até que enfim alguém falou: não é questão de gênero, é questão de MERCADO. Se a técnica vende, continuarão usando, e a única maneira de o feminismo tem de evitar isso é destruindo o direito de livre expressão.

  10. Roger

    Homens também são usados da mesma forma na publicidade. A diferença é que não ficam de mimimi.

  11. Morrigan

    Gostei da abordagem mais racional e comedida, Duquian, outros sites que comentaram sobre isso já saíram atirando pra todo lado. Não sei se vai achar pertinente adicionar ao artigo mas esse vídeo, de forma irreverente, compara como a publicidade erotizada acontece em igualdade: https://www.youtube.com/watch?v=chXHqIHQeCs

  12. Josias

    No Youtube está disponível um mini-documentário chamado “O Corpo Das Mulheres”(24:20). O filme retrata a exploração do corpo da mulher na televisão italiana. Mais ou menos o que vemos com as panicats e as vezes até mais pesado. Vale a pena gastar vinte e cinco minutos de seu tempo e dar uma conferida. Obs: Documentário com legendas em português.