Sweetlicious:

10 coisas que você sempre quis saber sobre sexo

25 Comentários
31/out 2012

Sexo e tabu costumam andar de mãos dadas por aí. Masturbação, orgasmo, desejo, gravidez, sexualidade, tamanhos e documentos ganham pontos de interrogação. Para ajudar você nessa aventura do descobrimento, esse artigo mostra respostas científicas sobre assuntos que no fundo você quer saber, mas nem sempre tem coragem de perguntar.


1. Como o cérebro processa a atração sexual?
Começa do mesmo jeito que acontece quando você vê um prato de lasanha.
→ O primeiro o approach é no córtex, porque tudo é desencadeado com o estímulo da vísão, do olfato, da audição.
→ A atividade do córtex pré-frontal também é intensa, já que existem decisões racionais a serem tomadas: se o outro agrada, se parece ser boa gente, se é uma lasanha.
→ Quando o conjunto é agradável para você, entra em ação o sistema límbico, estruturas cerebrais na região do hipotálamo e do hipocampo, nas áreas temporais. O hipotálamo e o hipocampo, modulados por neutransmissores, são responsáveis pelas sensações agradáveis.


2. O que é frigidez?
É a completa falta de desejo sexual, que pode acontecer por vários motivos: trauma por abuso sexual; efeito colateral de algum medicamento, como antidepressivos; doenças ginecológicas que causam desconforto e dor; crença de que o sexo é sujo e proibido. Agora, frigidez é diferente de falta de orgasmo (anorgasmia). Se a mulher fica excitada mas não consegue chegar lá de jeito nenhum, as causas vão desde estímulos inadequados até stress e ansiedade.


3. Sexo pode alargar a vagina?
Como a vagina é um órgão bastante elástico, ela se alarga durante a penetração, mas volta ao tamanho original logo depois. No parto normal, também funciona assim depois da passagem do bebê.


4. O ponto G existe?
Desde 1950, quando o ginecologista alemão Ernest Gräfenberg descreveu a possível existência desse local, a ciência está no ponto D: discussão. Seria uma área com maior vascularização e inervação localizada na parede anterior da vagina (introduzindo o indicador e dobrando para cima, você o alcançaria). Alguns pesquisadores consideram o ponto G uma extensão interna do clitóris, outros acreditam que não há exatamente um ponto determinado, mas uma zona erógena nas mulheres. Estudos mostra que a maioria delas bota fé nele, o que por si só poderia render um aumento do prazer, durante a estimulação da região.


5. Quão micro é um micropênis?
Os médicos consideram micro os que medem menos de 7 centímetros quando eretos. Essa disfunção está ligada à falta de testosterona no estágio uterino e afeta apenas 0,6% da população. O maior já medido é o do ator americano Jonah Falcon: 34 centímetros, comprovados diante das câmeras de um documentário para a TV. E ele nunca fez um filme pornô porque “quer ser levado à sério”.


6. Mulheres ejaculam?
Sim. Cerca de 10% delas elimina um líquido claro e inodoro, que pode ser confundido com a a própria urina. É produzido pelas glândulas de Skene, chamadas de próstata feminina, e liberado durante o clímax. Mesmo entre as que ejaculam, não acontece em todas as relações. Teoricamente, quanto mais intenso o orgasmo, maior a chance de ocorrer.


7. Um homem pode ter orgasmo sem ejacular?
Sim, são coisas diferentes, embora estejam inteiramente ligadas. O orgasmo acontece no cérebro e estimula a contração do órgão genital e expulsão do sêmen. Se o homem já ejaculou várias vezes, pode ter orgasmo e não expelir nada, porque o estoque está zerado. Em  alguns casos de ejaculação precoce, é comum que a saída de esperma seja tão rápida que nem dê tempo de sentir orgasmo. Pacientes que fizeram cirurgia de próstata e não produzem sêmen também experimentam um sem desencadear o outro.


8. A pílula do dia seguinte deixa de ter efeito conforme o uso?
Não é que deixa de ter efeito. O uso constante provoca a irregularidade do ciclo menstrual e, por isso, dificulta o monitoramento do período fértil e a chance de gravidez aumenta. A anticoncepção de emergência, eficaz quando tomada até 72 horas depois do coito desprotegido, deve ser usada só como recurso devido a um descuido – e não como hábito.


9. Por que dá sono depois do sexo?
Porque a amígdala, no cérebro, comanda uma descarga de endorfina para normalizar os processos hormonais depois do orgasmo. Também acontece a liberação de prolactina. Ela baixa a concentração de testosterona no sangue rapidamente nos homens e mais devagar nas mulheres, causando a sonolência. Por isso eles querem dormir e elas preferem conversar.


10. Masturbação pode dar espinha?
Não, nem deixa um braço maior do que o outro, não faz crescer peitinhos nem nascer pelo na mão, não causa cegueira nem perda de memória. Essas lendas urbanas existem desde sempre para inibir a prática e “não derramar a semente no chão”, como diz a Bíblia. Na Idade Média, era considerada mais grave do que incesto. Sabe-se que ela pode ajudar no conhecimento das nossas próprias respostas sexuais e na preparação do corpo para o contato com o outro. E acontece em todas as idades, desde a infância até a velhice.

 

Via Superinteressante

25 Comentários
  1. Monique

    Eu ejaculo sempre, mas não sabia que fazia parte de somente 10% das mulheres! Mas, ao contrário do que diz no texto, é sempre mesmo, inclusive quando me masturbo

    1. alo

      Minha namorada chegou ao orgasmo mas nunca ejaculou, segundo o que ela disse, elame pediu pra parar porque tava com vontade de fazer xixi que eh a mesma vontadr do orgasmo mas mesmo assim continiamos mas quem ejacukou foi eu 🙁

  2. Dan

    Tem informações equivocadas aí. A vagina da mulher fica sim maior do que o original, aumentando em torno de 1 mm de diâmetro para cada filho. Pra voltar ao original, só com cirurgia plástica. Outra, é óbvio que quem não faz nenhum exercício físico e se masturba com muita frequência com apenas 1 braço, vai sim ficar maior. Claro que 1 ano talvez não faça tanta diferença, mas 3, 4, 5 anos, vai fazer diferença sim.

    1. Gi souza

      voc esta errado jovem! minha vagina desde a 1° vez continua a mesma não ficou maior não……..

    2. Gustavo

      “Outra, é óbvio que quem não faz nenhum exercício físico e se masturba com muita frequência com apenas 1 braço, vai sim ficar maior. Claro que 1 ano talvez não faça tanta diferença, mas 3, 4, 5 anos, vai fazer diferença sim.” Vejo que você deve ser Ph D em fisiologia do exercício e desenvolvimento de massa muscular… Entende tanto de hipertrofia quanto eu de física quântica…

    3. Paola

      1 mm por filho? Vou me lembrar de não ter 10 filhos pra minha vagina não ficar 1 cm maior. kkkkk

  3. mané gostoso

    A amigdala libera hormônios do tanto que meu pênis libera jatos de ouro.

  4. Leonardo

    Eu discordo quando dizem que masturbação não da espinhas. Quase todas as vezes que me masturbo, no dia seguinte está uma espinha enorme no meu rosto. Então decidi parar por algumas semanas para ver se existe uma diferença, e pra falar bem a verdade foi uma diferença pequena… Não sei como meu celebro se comporta, mas sempre que termino a masturbação sinto que fiz algo de errado e que logo uma espinha surgira. Talvez que meu psicológico pode estar fornecendo um estimulo para as glândulas que produzem as espinhas através da masturbação…

    1. Dan

      Sim, essa ansiedade tua por achar que está fazendo algo errado aumenta sim o aparecimento de espinha. Pô, teu texto saiu todo certinho, exceto pelo “celebro”, kkkk Pra não errar mais: céRebro!!

  5. Paulo

    Parabens pela materia…. bem escrita……. seguiu uma ordem legal!!!!! fugindo um poko da mesmice que andamos lendo por ai!!!!!!!! VLW!

  6. Yelle

    Ah, eu tive depoimentos masculinos dizendo que quando a mulher já teve filho no começo do sexo fica apertado no começo e com o algum tempo fica super folgado. Enfim, minha mãe fez cirurgia para ajeitar isso, aquela da virgindade.

    1. Paola

      Eu ja tive bb e depois dos benditos quarenta dias em off não deu pra fazer aquele amor com gosto pq parecia q eu estava perdendo a virgindade de novo. Com o tempo voltou ao normal, nem mais apertada nem mais larga. Meu marido disse q não sente diferença nenhuma de antes e depois do parto. Já minha sogra q tem uns 60 anos teve seus filhos em casa com parteira e por isso não teve o corte nem os pontos pra fechar q eu tive, por esse motivo ela ficou mais larga sim. Mas digo por experiência própria q depois do parto fica igualsinho antes. O q pode ter a contecido com sua mãe foi um probleminha comum entre as mulheres de flácidez na musculatura vaginal q pode ser evitado com pompoarismo.

  7. Fans

    Masturbação não da espinha, mas ela pode levar a ejaculação precose, pois a masturbação aumenta a sensibilidade do penis do homem. Ja vi isso em alguma revista!

    1. thiago

      Ao contrario, masturbação pode retardar a ejaculação, mas não em um aspecto bom. Alguns homens passam a conseguir gozar apenas com masturbação.

      1. Éverton

        Os dois estão certos, a masturbação pode tanto fazer com que o homem tenha ejaculação precoce como ter retardamento da ejaculação, depende de cada um… Mas se vc pesquisar algumas técnicas e coloca-las em prática com a masturbação pode conseguir até gozar na hora que quiser, tanto em 5 minutos quanto em 2 horas… eh prática e dedicação