Sweetlicious:

Marcha das vadias no "Conversas com Natália": WTF?

52 Comentários
28/maio 2012

Vim preencher mais um “Conversas com Natália” com a minha opinião sobre a Marcha das vadias e reparei que já tinham comentado sobre. Enfim, vou falar do mesmo jeito, porque NECESSITO falar minha opinião sobre o movimento.

Tudo bem, eu sei que o nome se deve a um episódio infeliz no Canadá, no qual um policial disse que as mulheres deveriam parar de se vestir como vadias para evitar estupros. Daí nasceu o “Slut walk” em 2011, traduzido rigorosamente como Marcha das vadias no português.

Odiei o nome. Não estamos no Canadá, e mesmo se estivéssemos, é uma questão estratégica. Compreendendo a origem do nome, temos a oportunidade de saber que ele é irônico, fazendo referência ao comentário do oficial. Mas, raciocinem com a Natinha aqui: você leva a sério um movimento com esse nome? Melhor, você gostou desse nome de primeira sem saber da explicação dele?

Sabe o que eu imagino? Uma avó qualquer por aí vendo uma ação com esse nome na televisão ficando horrorizada. Eu também ficaria e imaginaria mil coisas. Perde a seriedade, sabe? E isso só as prejudica. Colocar um nome desse tipo só faz a primeira impressão se limitar a ideia do direito de dar o cu e a buceta em paz, e o movimento é mais do que isso, com a questão do respeito, igualdade, etc. Sim, eu concordo que todos deveriam poder vestir-se de qualquer jeito sem correr o perigo de ser atacada/o por um velho pauzudo tarado, mas gente, é uma questão que vai além disso. Poder se vestir assim você pode, mas é feio, porra. Feio, digo, visualmente, e não comportamentalmente.

Vivemos em sociedade. Você não vai a uma reunião de negócios de calcinha ou cueca. Você vai com uma roupa adequada. Por que? Porque é feio. Quer sair por aí seminua? Ok, mas você está passando vergonha. Não por eu te achar uma prostituta, mas por achar brega mesmo. Focaram na roupa. Item errado. Mesmo porque um dos focos também é poder dormir com quem quiser sem ser criticado, mas vamos combinar, isso é “feio” até com homem.

É muito fácil falar e defender a atitude de moderninho liberal, mas eu simplesmente não consigo levar a sério um homem que sai por aí comendo todas e trata as pessoas como objetos. Acredito que os homens tenham a mesma opinião. É claro que para mulheres, sim, ainda é muito difícil ter o direito de ficar com um número parecido de pessoas como um homem fica sem ser criticado, sem ser crucificadas, mas vamos maneirar, os dois, homens e mulheres. Moderação é sexy.

Taí, eu apoio a sociedade de pessoas “moderadas”, que tem SIM, seus rolos, mas que não saem por aí todo dia como se fosse a noite da pirocada. Agora, é ÓBVIO que se a mulher quiser se expor, sair de fio dental, shortinho no cu, de patati patatá ou seja lá do que for, ninguém tem o direito de tentar abusá-la sexualmente. Nem em sonho. Respeito SEMPRE, seja com qual roupa for. Ela só é brega, não quer te dar. Vista-se como quiser, mas se for feio, eu vou ter que falar.

O movimento seria muito menos criticado e teria muito mais sentido se tivesse um nome como “Marcha do respeito à mulher”, “Marcha do direito de ser quem eu sou”, sei lá. Mas, vadia? Me desculpem, mas pra mim o único “vadia” que se aplica ao nome desse movimento é aquele literal, da vadia e do vadio que não fazem porra nenhuma da vida:

Dicionário informal: “Aquele que não trabalha, vagabundo, vadio”.

___

Por @Nataliaporra

52 Comentários
  1. Alexandre

    concordo plenamente com o que você di. sse, Natália. parabéns pelo bom senso e pela coragem de remar contra a maré.

  2. Manuela

    Primeiro de tudo: O movimento é importado..só isso já me faz não gostar dele. Tá na hora de brasileiro colocar a cabecinha pra funcionar e criar suas proprias manifestaçoes. Causa por qual lutar é o que não falta neste país. Segundo: Imaginem o que se passa na cabeça de uma pessoa alienada, a maioria da população, em relação ao movimento …não irá ver com bons olhos o proprio movimento. A resposta, portanto, ao movimento, será exatamente o contrário que o proposto, qual? Achar que quem participa é realmente uma vadia…

  3. Beck

    É isso que eu venho falando desde a primeira marcha ano passado, até que enfim apareceu uma mulher com a cabeça no lugar pra perceber quanta besteira essas “vadias” falam.

  4. Ramon

    Querida, vamos falar de como é BREGA você não poder andar sem camisa por aí enquanto eu posso. Senso comum é que não é sexy, Natália.

    1. Huirian

      a fassa me o favor de ser cnalha em outro canto amigo, se tá é querendo ver peito por ai. no dia que voce for pai(e eu não sou) e sua filha tiver 14 anos e quiser andar só de shortinho com o busto pr fora daí se oce concordar eu vou realmente achar que voce deu uma opnião séria aqui. Quanto ao respeito eu só digo uma coisa” homem normal não estupra” , quem estupra é maniaco, gente perigosa que tem é que ficar atras das grades,

      1. Ramon

        “canalha”? Que argumentação brilhante! eaheah Amigo, o dia em que as meninas puderem andar por aí com o “busto” de fora sem idiotas como você objetificando o corpo delas eu vou me sentir muito feliz de minha filha ter o mesmo direito dos homens. Mas acho que esse é um conceito muito difícil de você entender. Sobre o ciúme do pai sobre a filha, leia as questões levantadas por Freud. Você não percebeu que a marcha das vadias luta exatamente pra que quem seja punido seja o “maníaco” e não elas próprias pelo comportamento que não é dos “homens normais” como eu ou você? Nós estamos DO SEU lado. Pense bem. Como você não vai refletir a respeito de nada do que eu disse e nem pesquisar, pense somente nesse questionamento: “PORQUE meu peito não é erotizado e o da mulher é?”.

  5. Vidal

    além de tudo que vc falou,se a causa for contra depreciação moral e salarial das mulheres, apoio totalmente

  6. fps3000

    Estranho é que quem defende a marcha das vadias não se veste como vadia, não se sente vadia e ganha muito mais os homens pela cabeça do que por outras partes do corpo …

  7. Steph

    Você está certissima. Achei ridículo, nao tem pé nem cabeça. Para se ter respeito nao é preciso tirar a roupa.

  8. Gabriela

    Vamos parar de ser revolucionários de merda e querer uma liberdade excessiva. É exatamente o que o texto diz: vivemos numa sociedade. Parem de ficar falando que é machismo. Homem de sunguinha pra lá e pra cá é feio como uma mulher de calcinha e sutiã gritando que a buceta é minha!

  9. Rui

    Manifestação sábado? Com cerveja? Marcha das vadias logo logo vira bloco de carnaval

  10. Luana

    Quer dizer que o certo então é deixar o que você quer de lado, e transar com o número de homens que a sociedade ache aceitável? Por que dar pra vários homens é “feio”, se sexo é algo natural e que todo mundo gosta? Seu texto tinha o intuito de falar sobre a Marcha das Vadias e acabou por falar de moda e de coisas “feias”. “Moderado é sexy”, sexy é se respeitar e respeitar suas vontades, não ensinamentos baratos de uma sociedade machista.

    1. Atena

      Sexo é algo natural e todo mundo gosta e pode muito bem ser feita só com uma pessoa. Que motivos gerem essa vontade louca de ter vários na cama? Isso é degeneração, e isso minha cara, Não é natural e todo mundo gosta. Ninguém gosta de admitir, mas o promíscuo ( ou seja, que possui vários parceiros) é só um degenerado que não sabe amar o próximo e por isso pula de cama e cama insaciável. Não há nada de errado no sexo e sim na degeneração. E sociedade machista é tudo que o Brasil não é.

  11. Diogo Gonçalves

    Porque vocês não fazem algo mais produtivo? Como uma marcha contra a corrupção, ou a fome, ou outras causas de maior relevância social?

  12. André

    Acho essa passeata inútil, “não estuprem mulheres que se vestem como vadia” não é mais ou menos isso a idéia? Então, quem faz a passeata acha que esse movimento realmente vai afetar a mente de uma pessoa que tem a capacidade de violentar uma mulher independente da forma que ela está se vestindo? Eu imagino uma pessoa andando com umas notas aparecendo no bolso de traz da calça bem no centrão da cidade, um ladrão vai sorrateiro, rouba seu dinheiro e sair correndo. Aí você está lá com o policial fazendo o BO do roubo e ele diz “é mas você não deveria andar com dinheiro exposto assim dessa forma” ele está errado???? Qual seria sua atitude???? Começar a andar com o dinheiro bem guardado ou fazer uma passeata criticando o conselho do policial e querendo mudar a cabeça do ladrão??? Como seria a passeata?? Nós temos o direito de andar com dinheiro exposto sem ser roubados??? Se vestir como vadia ou como uma santa é uma opção, uma escolha, ninguém tem o direito de estuprar uma mulher pela forma que ela se veste é claro, isso nem precisa ser discutido, o problema é “Algumas pessoas infelizmente não sabem viver em sociedade pois não obedecem as regras de boa conduta ou mesmo a ética” isso é fato. Poxa tomamos tantas atitudes contra esse tipo de gente, trancamos a casa quando saímos, colocamos alarmes nos automóveis, andamos com nossas carteiras escondidas e com as bolsas coladas no corpo para evitarmos roubo, evitamos ruas mais escuras principalmente quando estamos a sós, são várias as coisas que fazemos pra evitarmos essas pessoas. Infelizmente pessoas julgam as outras que não conhecem pela aparência, vista-se como vadia e vai ser tomada como uma vadia, alguns vão te criticar, outros vão virar o rosto, alguns podem até rir e outros podem querer te estuprar mais do que querem estuprar a mulher que está com uma roupa modesta ao teu lado.

    1. Joe

      Disse tudo mesmo, análise perfeita. Você é livre para se vestir como bem entende, agora as pessoas são livres para ter uma ideia sobre você, FATO. Não existe essa de não ter preconceito, TODOS nós somos preconceituosos, nem que seja um pouco. Se alguém chegar junto de você num ônibus, mal vestido, te encarando, pode ter certeza que vc não vai pensar que ele vai te dar bom dia. Vc AUTOMATICAMENTE pensa que ele vai te pedir esmola ou roubar você, por mais que ele só queira te dar bom dia… A questão é como lidamos com esse tipo de coisa, como lutamos contra nosso próprio preconceito. Porque ter, todos temos. A mesma coisa sobre se vestir feito uma “vadia”, ela pode ser a mulher mais inteligente, mais “moderada” possível em seu psicológico, entretanto, a ideia que passa é que ela quer mostrar seus atributos adquiridos por genética ou por malhação para algum fim. E sim, por mais que ninguém tenha o direito de desrespeitá-la, estuprador VAI olhar com outros olhos. Se quer evitar esse tipo de mazela social, tome suas atitudes. Respeito é a palavra chave pra o problema. Somos livres pra pensar, mas devemos vigiar nossas ações.

  13. Mel

    Certo, foi comentado aqui que ninguém argumentou sobre e só soube xingar a moça. Primeiro de tudo que sua opinião sobre a vestimenta de QUALQUER um não pode passar da barreira de ser sua opinião para opinião que você acha que os outros devem ter/seguir. Se você acha brega, ótimo, limite-se a não vestir. A marcha diz respeito sobre que a roupa não é motivo para nenhum tipo de abuso, desde cantadas ridículas que invadem o espaço de alguém, até o estupro em si. Muitas mulheres são estupradas indo para o trabalho (ou seja, vestida socialmente), indo para Igreja (quer melhor vestimenta que essa no imaginário machista para evitar estupros?) ou garotas indo para escola uniformizadas. A marcha chama atenção justamente que a desculpa da roupa não faz sentindo. E, além de tudo prega que as palavras “vadia” e “puta” parem de ser usadas contra uma mulher que faz sexo livremente. E não, para um homem não é “feio” fazer sexo livremente, para ele é a expressão de que ele é homem e está cumprindo seu papel. Afinal, a forma mais “legal” de ridicularizar algum homem é o xingando de “viado” (lógico, porque a opção sexual de alguém tem tudo a ver) e o “não come/pega ninguém”. Tinham diversas mulheres nuas e nenhuma foi atacada, nenhum homem que marchava junto se mostrou “observando o corpo alheio”, nem demonstrando sinal físico de excitação. Isso é interessante, não? E os machistas sempre com a bela desculpa que o homem tem libido maior que o da mulher e por isso ele não CONSEGUE deixar de olhar ou tocar. E por fim falando sobre as pessoas de idade, na Marcha teve participação de homens, mulheres, crianças e pessoas da terceira idade. Lembrando que o movimento feminista começou com “as pessoas de mais idade” de hoje em dia. Espero que esses argumentos tenham sido esclarecedores. Pena que o machismo seja também espalho por aí por mulheres…

  14. Graci

    Vc se contra diz, analise bem seu texto, interpretado de uma forma coerente, vc ainda nao conseguiu idealizar um pensamento, estude mais e busque la de traz que ira entender que padrões estéticos foram impostos para a mulher e vc sabe disso vc msm disse que é brega, O QUE SERIA BREGA? algo diferente do que a mídia colocou, onde pessoas alienadas seguem esses conceitos medíocres.

    1. Marco

      Ai Professora, pra bom entendedor maia palavra basta, e a Natali esta certa, falta moderação, falta auto critica, e falta Classe. As mulheres se vestem como vadias o tempo todo e esta desculpa de no passado era assim já era a uns 30 anos, em 1980 a mulherada já não era mais tratada como antes e hoje praticamente inverteram os papeis. Melhorou? Não!Na verdade esta cada dia pior, não é o homem que esteriotipa a mulher como objeto sexual e sim a própria mulher. E antes que digam que é para os homens, eu já vou refutando, pois os homens não gostam de ver “as suas mulheres vestidas de vadias”. Fora que o universo feminino parece girar em torno de táticas de sedução, intimidação sexual, chantagem sexual “ser Gostosa” “linda” “arrasar” “ser jovem” as mulheres tão sempre usando a sedução o fetiche para tudo dez de seduzir o trouxa que vai pagar a conta do bar, o guarda que ia lhe passar uma multa, até o juiz que julga a pensão.. A Mulher vive de usar o sexo e a sedução. “se vc não fizer como eu quero vc dorme no sofa”. verdade é essa a mulher vive de sexo e depois vem com o discurso do meu direito de ir e vir. Fora que é chato vc tá trabalhando e vem uma dona com o decote la no umbigo se debruça e te diz “não olha pro meu peito” (que ta de fora) ou aquelas infelizes que ficam se exibindo de barriga de fora e vc olha a guria fica la puxando a camiseta para baixo. e ficam putas da cara se vc olha. Resumindo se vestem de Vadias e depois elas mesmas se sentem mal com vergonha. olha só Tudo tem hora e lugar e pq é tão complicado das pessoas entenderem. E para as feministas Não é bonito ser promiscuo e se não quiser ser julgada pelos seus atos se amarre na cama e não saia e mesmo assim acho que sera julgada. Como as pessoas querem respeito se não respeitam. A marcha das vadias é uma Piada de péssimo gosto. não defende nada de bom.

  15. Gustavo GBI

    Parabéns, é isso que nossa sociedade esta precisando ser “moderada”. Adorei.

  16. Carol

    Muito engraçado entrar num blog de sexo e ler um texto moralista desse… Por mim, cada um sai com quer, veste o q quer, e se a pessoa se sente bem com isso, quem sou eu para falar alguma coisa… E ainda apóio o direito q ela tem de fazer isso. E, a propósito, vc já mostrou o blog aonde vc escreve para sua avó? Acho q ela vai ficar superfeliz … 😉

    1. fael

      eh muito engraçado como quem defende a marcha das vadias não demostra nenhum argumento sequer, só atacam a natalia na tentativa de invalidar o valor de seu texto que feio que feio

    2. @Nataliaporra

      Minha avó está morta. E já tenho idade mais que suficiente pra não “chocar” ninguém.

  17. Leonardo

    Eu sinceramente não me surpreendo. Blogueiras que falam sobre sexo são só liberais nas aparências, pois no fundo são mais machistas que muito homem retrógrado. Eu acho que o argumento de que “não vai ter o respeito de pessoas mais velhas” é fútil e serve sempre pro Brasil ser a merda que é. O movimento fora Collor não tinha o respeito das pessoas mais velhas, as diretas já também não, nem quem lutou contra a ditaduta tinha o respeito dos velhos. No entanto, foram feitos e o Brasil conseguiu andar um pouquinho pra frente. Por que a marcha das vadias não pode fazer a mesma coisa?

  18. Fernando Barletta

    Para uma NatinhaPorra voce tá mais para NadinhaÓstia!! Caralho! Como podem publicar uma coisa dessas num site que se diz liberal, erótico, e que prega, minimamente, a pratica de todas as formas de nossas sexualidades??? De TODAS as coisas que voce poderia usar desse espaço publico e dizer sobre o movimento politico voce fez como qualquer revista imbecil da editora Abril e se concentrou na porra do nome! Na verdade, perdoe, voce fez mais do que isso, voce demonstrou que é CONTRA a Marcha das Vadias, por questões ímpares correspondidas ao sua moral-apostolica-romana.

  19. Rafa

    Compartilho da mesma opinião… Acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra, roupa não deve ser pretexto para estupro (nada deveria ser), mas essa reação do “vestir-se como vadia” para protestar só é um supervalorização do machismo disfarçado. A mulher que usa o corpo, seja para conseguir alguma coisa, seja para aparecer no facebook, seja para protestar, nada mais está fazendo do que utilizando-se do seu próprio machismo para proveito próprio, talvez isso seja o futuro do feminismo, tão radical que beira o machismo. Quem sabe usar a inteligência, argumentos e influência? Pode ter mais efeito do que seios, bundas e meias-arrastão…

  20. GabrielP

    comportamentalmente ?! essa é nova no meu vocabulário (: Adorei o texto, realmente faz sentido … Apenas uma observação: Vadio = Aquele que não trabalha, vagabundo; Vadia = Puta, mulher da vida. kk ao meu entender (:

  21. caaa

    todo esse negócio aí me lembra o q eu ouvi uma vez um comediante falar: A garota diz “Uh-oh, espere um minuto. Só porque estou vestida dessa forma não significa que eu sou uma puta”. O que é verdade. Sim senhores, é verdade. Só porque ela está vestida de certa forma não significa certa coisa. Mas garotas, vocês precisam entender que essa porra é confusa. Como seria se eu, Dave Chapelle, o comediante, andando pela rua vestido de policial e alguém viesse correndo gritando “Oh, graças a Deus, policial, nos ajude” “Uh-oh, só porque eu estou vestido como policial não significa que eu sou um policial”. Viu o que quero dizer? Ok garotas, tudo bem. Você não é uma puta. Mas, você está usando uniforme de puta.

  22. Adino

    Ainda tenho a opinião que aquele policial lá atrás falou algo sem o devido cuidado e sem a intenção de dizer o que virou a razão de todo esse movimento. Na época entendi que ele disse que mulheres não deveriam se vestir como vadias (como prostitutas se vestiriam) a fim de que isso pudesse evitar a ocorrência de estupros. Tá, mesmo falado assim.. onde está a diferença de dizer que as mulheres não tem direito de se vestir como querem? Pra mim, toda… se você colocá-la no contexto de quem a proferiu. Como policial, depois da ocorrência de um estupro, é corriqueiro que ele ligue determinados comportamentos à ocorrência de crimes (que ele vê todos os dias na delegacia). Talvez impensadamente ele disse isso como uma forma de diminuir o risco da ocorrência daquele determinado crime… e fez sem o devido cuidado, sendo isso usado abertamente por canais comunicativos como forma de polemizar e criar todo um sentimento anti-machista. Obviamente todos têm o direito de andar com a roupa que quiser da maneira que quiser e ninguém tem o direito de tentar te abusar por isso… maaas os crimes acontecem…em determinadas ocasiões não é adequado que você faça o que quiser. Indo para casos mais simples…você pode sair na rua com notas de dinheiro saindo dos bolsos? ou esbanjando um rolex de ouro? etc? Claro que pode!! Pode ir até na rodoviária às 23:30hs com tudo isso, um armani, anel de ouro e o escambau… Mas realmente espera que isso não chame a atenção pra você? Que isso é um comportamento de quem não será assaltado? Pelo contrário.. é exatamente o letreiro de *Sorte Grande* para um criminoso. Assim como minha mãe cansou de me dizer pra não voltar tarde pra casa, pra não contar dinheiro em público, pra não andar sozinho a noite….. é normal um policial ter atitudes a fim de *evitar* e *prevenir* que crimes aconteçam. Assim como policiais rodoviários fazem no trânsito, para evitar que ocorram acidentes…. Mas eles ocorrem? Ocorrem.. assim como assaltos, sequestros, estupros, etc…que não deveriam acontecer mas acontecem. Há quem ache que o direito de liberdade permite ficar alheio a tudo isso e que seu comportamento não tem nenhuma parcela de responsabilidade na ocorrência dos crimes/acidentes do mundo… Eu sou da opinião contrária. Mas enfim, surgiu um movimento esquisito contra o machismo, que tentou ser oportunista em um acontecimento (que a meu ver foi mal interpretado) e acabou por ostentar um nome horrível e sem a menor seriedade (concordando com a Natalia).

    1. Vypros

      Cara não adianta, esse “movimento” ja nasceu uma piada por esses motivos que vc já expôs. As feministas que virem seus argumentos vão respondê-los com um gerador de lero-lero contendo principalmente as palavras liberdade, patriarcado e provavelmente te dirão pra ler outra coisa além de Veja ou qualquer outra revista da Abril, já q vc por não concordar com elas só pode ser um conservador moralista de classe média. Será que não entra na cabeças dessas pessoas que quem pratica estupros é DOENTE e que essa mensagem bonitinha de “não é pq eu me visto como vadia q sou vadia” não faz o mínimo efeito pra alguém com transtornos mentais? Querem ser protegidas mas não querem fazer o mínimo esforço pra se resguardarem dessas pessoas, já que nós vivemos em um mundo de fantasia onde eu posso andar na rua as 0:00 com um ipod pendurado no pescoço q não vou ser assaltado ou da forma mais vulgar possível q não correrá risco de sofrer abuso. Mas se vestir como vadia e sair mostrando o útero não tem nada a ver com vc, com ninguém e nem tem nenhuma conotação sexual já q tais vestimentas são práticas e confortáveis.

  23. Alekhol

    Oi, Natália. Um pouco mais a respeito do nome dado à marcha: http://tinyurl.com/7aaktes. O video explica um pouco sobre a escolha de não ser amenizado para um nome mais ameno ou “estratégico”, como vc propõe, isso poria a perder o simbolismo que essa palavra carrega. Vc tbm se sente ofendida? pois bem, saia da zona de conforto e venha para o desconforto. Abç

    1. querida, pq vc nao fala pra um homem que foi estuprado sobre a eficiencia da marcha das vadias? ou entao pq vc nao conta pra uma criança que foi violentada que ela foi agredida pq… pq mesmo? ah, é! vamos ler mais a respeito da super marcha da vadias.

      1. Alcides Renofio Neto

        Rebeca, acho que a gente tem que falar pra você, que é mulher, e que não se sente vitima de violência. A violência contra a mulher é um dado da realidade, a sociedade machista não é uma conspiração de feministas, é uma realidade! Se você não se sente violentada chegamos ao ponto: conseguiram te fazer convencer que vivemos uma igualdade, cada um no seu papel. Uma pena, pois você, que tem nome de mulher, corpo de mulher, tem também a mente da mulher que escolheram pra você. A Marcha é das Vadias, vocês mais puras, moderadas e recatadas (tudo que um bom patriarcado gosta) não vão somar na luta, infelizmente 🙁

  24. Heitor

    Realmente é um ponto. Talvez pelo contexto nosso… Pelo menos nas grandes cidades brasileiras, essa visão machista era muito mais forte antes. Hoje isto é bem retrógrado. Apesar de mulher ainda ganhar menos, em uma média geral, é fácil perceber a igualdade que as mulheres estão chegando na sociedade. Eu, por exemplo, sempre tive mulheres como chefe. O próprio ramo em que trabalho, anteriormente dominado por homens, hj é majoritária a participação feminina (advocacia). Essa “parada” está atrasada…