Sweetlicious:

A natureza consensual dos atos sexuais como um símbolo, by Milo Moiré

23 Comentários
24/jun 2016

Gostei e achei bastante válida esse performance da artista suíça Milo Moiré em defesa da liberdade e respeito a sexualidade feminina.

A performance de Milo Moiré em “Mirror Box” é um reflexo social da sexualidade humana. É uma reconstituição expandida do “Tap and Touch Cinema” (1968) e uma homenagem ao artista austríaco Valie Export, que já lutava pelos direitos das mulheres na década de 1960 por meio de ações artísticas. Artista Milo Moiré utiliza seu corpo como um instrumento, até mesmo como uma arma, a fim de retratar e perturbar as estruturas do poder. Ela procura agressivamente a expressão feminina de autodeterminação sexual e explora os limites da arte e da moral burguesa.

Veja também: Artista fica nua e ‘põe ovos’ em praça pública em nome da arte

Artista performática, Milo Moiré veste uma saia trapezoidal formada por superfícies espelhadas; uma abertura retangular na parte dianteira é fechada por uma cortina vermelha. Com um megafone ela convida os transeuntes para chegar na abertura, durante 30 segundos, a fim de tocá-la na vagina. “Eu estou aqui hoje para os direitos das mulheres e da autodeterminação sexual. As mulheres têm uma sexualidade, assim como os homens têm a sua. No entanto cabe as mulheres decidirem por si mesmas quando e como querem ser tocada e quando não querem”, declarou o artista.

Veja também: Naked Selfies: Milo Moiré volta a ficar nua em nome da arte

O que acontece quando uma mulher coloca sua sexualidade em exposição pública? Assertivamente toma a iniciativa e estabelece regras. claras para a interação íntima a natureza consensual de atos sexuais torna-se um símbolo aqui. Moiré tomou, adicionalmente, a liberdade de mostrar o desejo feminino, dando assim às mulheres uma voz sexual. O artista complementa a imagem dominante do corpo feminino como um espelho do desejo masculino através da transparência da caixa preta libidinosa da mulher.

Inevitavelmente não é apenas o próprio eu que se torna reconhecível através da caixa de espelho. A reflexão do público sobre a caixa espelhada torna-se simultaneamente uma metáfora visual para a inversão de papéis de voyeur para o objeto visto: um jogo constante de inversões análogos aos nossos papéis no mundo digital.

Tap and Touch Cinema (1968):


* Dica do leitor atento Fabio

23 Comentários
  1. Um pouco de cultura

    Uma arte boa, as pessoas tem em mente que quando envolve nudez, pornografia, violencia, drogas, etc… é putaria, pra impressionar, bla bla. Na verdade algumas vezes só tenta retratar a realidade, e dai se uma mulher quer ser tocada ou um homem? ambos devem ter voz, afinal so ira tocar neles quem quer. É por isso que a maior parte da arte que eu curto é direcionada pro publico adulto, seja na 9ª arte (como mangas seinem, etc), na 7ª, etc. Desde que saiba retratar o cenario e naõ simplesmente faça, como muitos falaram, por “putaria”, no caso o que ele fez passou longe de ser algo por putaria, na quela epoca uma mulher fazendo algo assim era um tabu extremo, agora se vc visse o panico ou algum programa parecido fazendo isso, ai amigo pode ter certeza que seria por putaria

  2. nicksevitch

    eu ficaria ali masturbando ela o dia inteiro….quem tivesse depois de mim na fila ia ficar na vontade…..uma das coisas mais gostosas da vida é sentir seu dedo entrando numa ppk……

  3. Mariana

    Achei muito interessante. Mas não teria essa coragem, acho que ficaria mais seca que um deserto, rsrs… E ainda dizem que é arte.

  4. John

    Sensacional! A mulher é brilhante! Conseguiu homens e mulheres para passarem a mão nela em praça pública e ainda tem isso reconhecido como arte! Voltou satisfeita e famosa para casa!

  5. Camila B.

    Confesso que não sou muito fã dessas intervenções artísticas, a grande maioria das que leio sobre acho extremamente babaca. E foi com esse preconceito que abri essa materia. Mas confesso que lendo os comentários do pessoal aqui (vendo como alguns caras se sentiram incomodados), e depois lendo o texto da materia, vejo que, de fato, ela conseguiu provocar a “moral burguesa”. Só nao sei se as pessoas, mesmo lendo sobre o que ela gostaria de ter passado, conseguirão pensar mais sobre o ato e no porquê dele, ao invés de questionarem se concordam ou não com o mesmo. O ato é justamente sobre o fato de voces se sentirem tao incomodados a ponto de terem que expressar se concordam ou nao com isso.

  6. Anônimo :)

    Tirando toda essa baboseira filosófica que justifica o ato para defini-lo como “arte”, o vídeo é muito bom. Putaria pura travestida de arte, mas putaria boa!

  7. O Analista

    Pô, ela foi presa em Londres, porque umas velhinhas se sentiram ofendidas e pediram para a polícia levar em cana. Passou 24 horas na prisão e foi multada. Deveriam ter prendido as velhinhas invejosas….

  8. Bob Lee

    Que delícia você está andando pela rua e poder massagear umas tetas e passar o dedo num grelo gostoso desses! Eu acho que essas artistas merecem todo respeito e deveriam ter muito mais arte assim pelas ruas do planeta!

  9. Higiene

    nos seios blz. mas na ppk…o cara com a mão toda suja metendo os dedos na vagina. depois as feminazi pega doença e não sabe o porque.

    1. Birl

      Ela até mostra uma cena onde joga spray de alcool em gel, mas cada um presta atenção na parte que te interessa.

  10. Ivan

    Tem aquele velho ditado “Se você oferecer a mão eles vão querer o braço.” Teve uma galera que meteu a dedada com gosto, imagine se a entrada fosse por trás.

  11. BlackBolt

    Essa artista é bem gostosa! Ela tinha que fazer isso aqui no Brasil…rsrsrsrs